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Os profissionais de atendimento precisam adquirir conhecimentos técnicos e desenvolver habilidades de vendas, relacionamento interpessoal, buscando sempre facilitar a interação cliente/organização esclarecendo ou sugerindo produtos ou serviço baseado em credibilidade e confiança entre as partes.


A postura correta de um profissional é de extrema importância para que se possa passar ao cliente uma imagem de credibilidade, tornando a apresentação completa e desenvolvendo um nível de comunicação de qualidade, o que facilitará toda a sequência do atendimento.


É importante que todos os clientes, sejam bem atendidas e sintam-se à vontade desde o momento em que chegam até o momento que saem do estabelecimento. Sendo assim, é fundamental que o profissional saiba se expressar bem física e verbalmente seguindo algumas regras para lidar com o público, tendo em mente que apesar da necessidade de seguir estes padrões o profissional precisa adotar  um pouco da sua personalidade ao atendimento para que não se torne algo mecânico, repetitivo e artificial, pois, lidar  de forma direta com pessoas de diversas culturas, com opiniões e gostos diferentes, traz a necessidades de criar uma sintonia com o interlocutor, fazendo assim um atendimento realmente personalizado harmônico.


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